RESPEITO E RESPONSABILIDADE: PRATIQUE NO TRÂNSITO
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRAÚBA – MG
No Brasil, as causas externas (violências e acidentes) representam a terceira causa de morte entre crianças de zero a 9 anos, passando a ocupar a primeira posição na população de adultos jovens (10 a 49 anos) e ocupa a terceira posição entre a população acima de 50 anos. A maior parte das vítimas desses acidentes do trânsito é do sexo masculino e jovens em idade produtiva. São milhares de mortes prematuras, ocorridas todos os anos, com forte impacto social, econômico, no setor saúde e para as famílias.
Os acidentes de trânsito são previsíveis e, portanto, podem ser prevenidos. No entanto, para se combater o problema necessita-se de uma coordenação e uma estreita colaboração entre os diversos setores, além de interesse político, comprometimento das autoridades e da importante participação da comunidade.
Desse modo, pensando no outro e fazendo por todos, o que se espera é trazer mais consciência e harmonia para o transitar de todos os brasileiros, com respeito e responsabilidade, colocando-se no lugar do outro e praticando os preceitos de uma sociedade educada e empática.
No intuito de promover a cultura de segurança no trânsito e minimizar os danos decorrentes dos acidentes em vias públicas, a Secretaria Municipal de Saúde de Piraúba, através das Unidades Básicas de Saúde, Equipe Multidisciplinar, Polícia Militar, entre outros, realizou durante o mês de maio, diversas ações de conscientização a população piraubana referentes aos cuidados no trânsito e qualidade de vida.
PRÁTICAS SAUDÁVEIS NO TRÂNSITO
REFERÊNCIA: VIDA NO TRÂNSITO. SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, 2021. Disponível em: