COMER BEM É UM PRATO CHEIO PARA SUA SAÚDE
Alimentação é mais que ingestão de nutrientes!
Esse é um dos princípios do Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde para orientar a população sobre como se alimentar de forma mais saudável e adequada. Alimentação diz respeito à ingestão de nutrientes, mas também aos alimentos que contêm e fornecem os nutrientes, a como alimentos são combinados entre si e preparados, a características do modo de comer e às dimensões culturais e sociais das práticas alimentares. Todos esses aspectos influenciam a saúde e o bem-estar.
Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Saúde, através da equipe multidisciplinar do município de Piraúba/MG realizou nos meses de abril e maio de 2021, o monitoramento do consumo alimentar das crianças matriculadas nas escolas pactuadas ao Programa Crescer Saudável (E.M. Dona Maria Duarte Braga, E.E. Aurélio Bento Salgado, E.M. Monsenhor Ibrahim Gomes Caputo e CMEI Maria Ferreira Xavier).
Mediante suspensão das aulas presenciais, o formulário do Google Forms foi enviado via aplicativo Whatsapp no grupo utilizado para interação dos professores com os alunos. Ao todo foram 170 respostas (51,2% do sexo masculino e 48,8 % do sexo feminino). O estudo mostrou que 58,2% desta população afirma assistir TV ou utilizar algum dispositivo eletrônico durante as refeições. O recordatório alimentar de 24 horas mostrou que 88,8% consumiram feijão, 44,7% frutas frescas, 61,8% legumes e verduras, 19,4% hambúrguer ou embutidos, 39,4% bebidas adoçadas, 20% macarrão instantâneo ou salgados de pacote e 31,2% doces e guloseimas.
O preenchimento deste questionário possibilita a identificação de práticas alimentares saudáveis e não saudáveis e, principalmente, viabilizam a realização da Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) pelos profissionais de saúde.
O desafio para equipe será promover ações de alimentação saudável no intuito de incentivar o aumento do consumo de frutas, legumes e verduras, bem como, diminuir o consumo de bebidas adoçadas e doces ou guloseimas. Além de incentivar a prática de comer sentado à mesa evitando uso de aparelhos eletrônicos durante as refeições.
Estas atividades deverão ser realizadas ao longo do ciclo 2021-2022 do Programa Saúde na Escola e Programa Crescer Saudável, promovendo a saúde por meio de adoção de hábitos saudáveis para melhor qualidade de vida em nossa população.
DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
1 - Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação;
Em grande variedade, alimentos in natura ou minimamente processados são a base ideal para uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa, culturalmente apropriada e promotora de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável.
2 - Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;
3 - Limitar o consumo de alimentos processados;
4 - Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados;
5 - Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia;
6 - Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados;
7 - Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias;
8 - Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece;
9 - Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora;
10 - Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.
Saiba mais em:
https://www.saude.mg.gov.br/alimentacaoadequada