Em razão da 8ª edição da Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, em 2021, apresenta o tema "Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes" tivemos a oportunidade de realizar mais um projeto para a proteção e difusão do Bem Imaterial o Doce Fatia de Braga.
A Fatia de Braga é um doce típico da culinária portuguesa. Em Piraúba-MG, leva coco e queijo ralado, ao invés de amêndoas, e é servido enrolado, como rocambole.
Descrição:
A fatia de Braga, doce típico de várias regiões do Brasil, chegou ao país graças à colonização portuguesa. O doce, como o próprio nome informa, é uma tradição culinária que remete à cidade de Braga, em Portugal, e como a maioria dos doces portugueses conta com quantidade expressiva de ovos.
Já em Piraúba, na década de 1930, Dona Geralda Toledo de Carvalho começou a fazer a receita e a ensinar para várias moradoras do município. Com o passar dos anos a receita espalhou-se por toda a cidade assim, cada doceira foi aos poucos inserindo novos elementos ao doce.
Confira o védeo do Documentário: