PROTEJA-SE CONTRA O HIV/ AIDS
O HIV/Aids é uma doença séria e afeta o mundo todo. Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o Brasil é referência internacional no tratamento de HIV/Aids, disponibilizando a população, tratamento (antirretroviral), bem como o acesso a testagem, ao preservativo (camisinha) e gel lubrificante.
A transmissão do HIV se dá principalmente por via sexual - seja ela anal, vaginal ou oral. Outras formas de transmissão são por meio da transfusão de sangue contaminado e seus derivados; através do uso de drogas injetáveis e compartilhamento de instrumentos que furam ou cortam não esterilizados, canudos e cachimbos; ou por meio da transmissão vertical de mãe para filho. Vale destacar que, mesmo assintomático, o portador do HIV pode continuar a transmitir o vírus.
Já a Aids, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é o estágio mais avançado da doença causada pelo vírus HIV. Mais vulnerável, o organismo fica mais sujeito a diversos agravos, as chamadas infecções oportunistas, que vão de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer.
Atualmente é possível conviver com o vírus HIV e viver com qualidade de vida. Basta seguir o tratamento indicado e as recomendações da equipe de saúde. Saber precocemente da infecção pelo HIV é fundamental para aumentar a qualidade e sobrevida da pessoa.
PREVINA-SE: FAÇA SEXO SEGURO!
Prevenir-se do HIV/Aids é possível! Fique atento às recomendações abaixo:
Por outro lado, o vírus do HIV NÃO SE TRANSMITE: através do beijo, abraço, aperto de mão, nem por meio do uso de copos e talheres compartilhados, piscina ou sauna.
A PREVENÇÃO COMBINADA do HIV é uma estratégia de prevenção que faz uso combinado de intervenções biomédicas, comportamentais e estruturais aplicadas no nível individual dos indivíduos, de suas relações e dos grupos sociais a que pertencem, mediante ações que levem em consideração suas necessidades e especificidades, e as formas de transmissão do vírus.
DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO NO SUS
O SUS oferece testes para diagnóstico do HIV/Aids, e também para triagem da Sífilis e das Hepatites B e C, disponíveis em todas as unidades básicas de saúde ou nos serviços ambulatoriais conveniados ao SUS. Os testes rápidos são práticos e de fácil execução; realizados com a coleta de uma gota de sangue ou com fluido oral, e fornecem o resultado em, no máximo 30 minutos. Os testes devem ser realizados com regularidade e sempre que o indivíduo tiver passado por uma situação de risco, como ter feito sexo sem camisinha. É muito importante que o diagnóstico seja feito em tempo oportuno. No caso das gestantes e parcerias sexuais é importante que o teste seja realizado durante o pré-natal.
O estado de Minas Gerais, por meio do Ministério da Saúde, distribui os antirretrovirais mensalmente aos pacientes vivendo com Aids. Os antirretrovirais são medicamentos que combatem a multiplicação do vírus HIV e fortalecem o sistema imunológico. A adesão ao tratamento com os medicamentos reduz significativamente a mortalidade, o número de internações e infecções por doenças oportunistas, que aproveitam a fraqueza do sistema imunológico para atacar o organismo. Por isso, seu uso é fundamental para aumentar o tempo e a qualidade de vida de quem tem HIV.